sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Grécia - Berço da Democracia

Mais de 2500 anos depois de ter surgido em Atenas, muitas são as questões que se colocam ao menos mau de todos os regimes. Na Grécia, onde a Democracia apareceu, diariamente milhares de pessoas, protestam, pilham e confrontam a polícia, pedindo a queda de um governo eleito pelo povo.
Será que o regime está a precisar de se re-inventar? Será que 2500 anos depois precisamos de criar novas regras para este jogo em que todos alinhamos e em que ninguém pode passar a vez?
Eu acredito que a base, tão famosa nos EUA, de um governo do povo, pelo povo e para o povo dificilmente será melhorado. Acontece que cada um destes três eixos tem sido muito habilmente interpretada. Se por um lado o governo é eleito pelo povo, por outro há poucos que ainda acreditam que este governa para o povo...
Tenho reflectido muito sobre a forma de melhorar este velhinho regime e acho que terá sempre de passar por uma maior participação das massas. Não em referendos como os conhecemos hoje em dia. Terão de existir formas mais expeditas de consultar a opinião geral, mesmo que essas consultas não tenham poder vinculativo.
Penso que, associado à reforma que daria origem ao círculos uninominais, a criação de uma ferramenta de consulta, fácil, ágil e frequente, seria uma melhoria do eixo "pelo povo".
Um assunto a reflectir em futuros posts.

Sem comentários: