terça-feira, 27 de março de 2007

Vergonha

No passado Domingo, o meu inabalável orgulho em ser português foi ligeiramente beliscado. Estou a referir-me obviamente ao que sucedeu no programa da RTP1 "Grandes Portugueses". Portugal tem 868 nos de história, muitos dos quais coincidentes com a gloriosa época dos descobrimentos onde fomos donos e senhores dos mares.

Fomos reis, navegadores, poetas e matemáticos. Fomos missionários, professores e exploradores. Fomos reis, combatentes e embaixadores. Fomos biólogos, cientistas, escritores e médicos.

Alguns portugueses, que me escuso a classificar, decidiram eleger como "maior" dos portugueses um "senhor" que dirigiu este país durante 40 anos, oprimindo aqueles que se queriam exprimir, prendendo, torturando e matando todos aqueles que contra ele pensavam. Tenho vergonha por perceber que partilho a mesma nação, hino e bandeira com pessoas que julgam esse senhor como o mais alto representante do que é ser português.

1 comentário:

tb disse...

Concordo plenamente!